Casamento homossexual: primeira união da América Latina celebrada hoje

Posted: 13 de Março de 2010 by Belmiro Pimentel in Uncategorized

Lol Kin Castaneda e Judith Vazquez tornaram-se hoje, no México, as primeiras mulheres que puderam casar-se na América Latina, graças à legalização do casamento homossexual, aprovada em dezembro, na capital mexicana.
A este casal seguiu-se outra dupla feminina e duas masculinas, que assinalaram o matrimónio numa cerimónia coletiva transmitida pela televisão.
A Cidade do México, administrada pela esquerda, minoritária ao nível nacional, legalizou o casamento homossexual a 21 de dezembro, uma estreia na América Latina.
Na Argentina, tinham já sido celebrados dois casamentos entre homens, mas em virtude de uma decisão da justiça e não da lei, que continua a determinar que o casamento é contraído “entre um homem e uma mulher”.
A mesma formulação existia na lei da capital mexicana mas o texto foi modificado por votação a 21 de dezembro para indicar que o matrimónio é uma união entre “duas pessoas”.
A decisão da Cidade do México foi atacada na justiça pelo ministério federal e por vários estados do país administrados pelo partido conservador do presidente Felipe Calderón. O Supremo Tribunal rejeitou vários dos seus recursos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s